Brasil bate recorde de medalhas e termina no top 5 das paraolimpíadas
O time brasileiro conquistou 89 medalhas nos Jogos Paraolímpicos de Paris e ficou em quinto lugar no quadro de medalhas
Neste domingo (9) aconteceu o encerramento das paraolimpíadas de Paris 2024, os jogos marcaram o bom desempenho do Brasil, que conquistou 89 medalhas, superando a marca anterior 72 medalhas conquistadas em Tóquio. Em Paris nossos atletas conquistaram 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, fechando sua trajetória no quinto lugar no quadro de medalhas.
No último dia de competição o destaque ficou pela halterofilista carioca Tayana Medeiros que conquistou o ouro na categoria até 86 quilos, Tayana levantou 156 quilos e bateu o recorde paralímpico. No domingo também tivemos medalhas na paracanoagem, Fernando Rufino conquistou o ouro e Igor Tofalini faturou a prata para o Brasil. É a primeira vez na história que acontece um dobradinha em paraolimpíadas na modalidade masculina.
O quadro de medalhas foi liderado pela delegação chinesa que conquistou 220 medalhas, seguido pela Grã-Bretanha, em terceiro ficou os Estados Unidos com 105 medalhas e em quarto lugar a Holanda com 56 medalhas, menos medalhas que o Brasil (89), porém no critério de desempate a Holanda leva vantagem pois conquistou 27 medalhas de ouro, duas medalhas a mais que o time brasileiro.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.