Jantar solidário em Recife (PE) mobiliza apoio para famílias em vulnerabilidade
O evento contou com a presença de personalidades públicas e empresários em prol de ações humanitárias
No Brasil, entre 2020 e 2021, o número de pessoas vivendo em situação de miséria teve um aumento de 50%. No mesmo período, um a cada 10 brasileiros passaram a sobreviver abaixo da linha da pobreza.
Segundo o IBGE, o maior aumento de pobreza foi nas regiões Norte e Nordeste, exceto Rondônia e Tocantins, mais de 40% da população nesses lugares em 2021 foram atingidos pela vulnerabilidade econômica.
Para ajudar no combate à pobreza nesses lugares, o G10 Favelas realizou no último dia (09), um jantar beneficente com objetivo de arrecadar recursos que serão destinados para ajudar pessoas em situação de miséria.
“Esse momento é de extrema importância para conscientizar a grande sociedade pernambucana que em 2021 terminou com 44% população em situação de pobreza e em 2022 com um desastre climático”, disse Flávio Filho, líder do Instituto Casa Amarela Social e coordenador do G10 Favelas em Pernambuco.
Para o presidente da instituição, Gilson Rodrigues, ações como esta reforçam a necessidade da ajuda na luta ao combate à fome: “Temos mobilizado a sociedade constantemente sobre o aumento da fome e mostrado a nossa luta diária para garantir que estas pessoas tenham direito a uma vida ao mínimo com qualidade. Temos feito a nossa parte, mas, para garantir que essas famílias tenham um pouco de dignidade, com mais amor e com comida na mesa”, conta Gilson.
A noite foi marcada por um desfile do Costurando Sonhos Brasil, projeto que tem como objetivo ajudar mulheres e o público LGBTQIA+ por meio da capacitação em corte e costura, empreendedorismo e economia criativa, além da presença e apresentação de outros empreendimentos apoiados pela instituição.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.