Lula anuncia últimos ministros e completa o alto escalão do governo
Dos 37 ministérios, 11 serão comandados por mulheres, representatividade nunca antes atingida
Nesta quinta-feira (29/12), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou os 16 ministros que faltavam para compor a base do novo governo. A partir de 1º de janeiro, os 37 ministérios serão comandados por 26 homens e 11 mulheres. Na lista do alto escalão, além da equipe com maior número de mulheres, ainda foram indicados dez ministros negros e líderes indígenas.
Entre os nomes de destaque, estão a cantora Margareth Menezes, que irá comadar a pasta da Cultura, e a líder indígena Sônia Guajajara, do povo Guajajara/Tentehar, no Maranhão, que assumirá o novo Ministérios dos Povos Indígenas.
A entrega dos cargos será feita na cerimônia de posse presidencial, no Palácio do Planalto em Brasília, em 1º de janeiro.
“Depois de muito trabalho, discussão e ajustes, terminamos de montar o primeiro escalão do governo”, festejou o Lula durante o evento em que enunciou os nomes dos últimos ministeriáveis. “A partir da posse, vamos começar a discutir o segundo escalão, os cargos do governo federal em cada estado”, finalizou.
Veja quem são os 37 ministros do governo Lula
Crédito: Infográfico reproduzido do site Poder 360
Repórter do jornal Espaço do Povo há 1 ano e apresentadora do programa Saúde Mulher Moderna e Bem Informada no Facebook.