Quantas coisas você faz motivada pela culpa? 

 Quantas coisas você faz motivada pela culpa? 

Crédito: Freepik

Uma pessoa que se sente culpada acredita que precisa dar satisfação de todas as suas escolhas e antes de tomar qualquer decisão, avalia o que os outros irão pensar. A culpa manipula a mulher, fazendo abrir mão de seus objetivos, comprar o que não precisa, doar o que não tem. Espera-se que ela deixe de lado seus objetivos quando se casa, tem filhos, ou quando algum familiar adoece. Quem nunca ouviu falar da história em que a mulher abre mão de tudo, para que o marido tenha condições de se dedicar exclusivamente à carreira? 

Ou da mulher que largou tudo porque teve um filho portador de deficiência? Ou então, a mulher que teve que mudar todo o curso da sua vida e de seus sonhos individuais, porque os pais envelheceram, ou adoeceram? Nesta lógica o que temos é: a mulher se sacrifica primeiro. E todo mundo sabe que ela não terá coragem de dizer não para essas imposições, porque se sentirá culpada. Caso ela diga não, ou busque alternativas para não se anular, irão acusá-la de ser sem coração, irresponsável e egoísta. A mulher culpada não gasta dinheiro só com ela, não come sem que todos já tenham comido, não descansa sem que todos estejam confortáveis antes. Não é por acaso que as mulheres sejam as que mais sofrem com a carga mental no ambiente doméstico ou de trabalho, e as que mais tenham tendência de vir a adoecer mentalmente e, quando isso acontece, ela se culpa por não aguentar mais. 

Estou abordando este tema da culpa, para que você, mulher, tenha a oportunidade de refletir e perceber que é o seu direito, como indivíduo, se dedicar a si mesma, sem medo, sem culpa.

Digiqole Ad
Débora Pereira
Psicóloga | + posts

Débora Pereira é psicóloga, psicoterapeuta, palestrante desde 2021 atua como analista de RH no Emprega Comunidades de Paraisópolis.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *