A Linha 17-Ouro do Metrô ganhou novo capítulo em São Paulo com o anúncio de expansão até Paraisópolis, numa promessa que pode redesenhar a mobilidade na zona sul da capital. Antes prevista para ser inaugurada na Copa de 2014, ganha nova previsão para 2032. O governo estadual informou que o prolongamento do ramal deve adicionar 4,6 km e quatro novas estações, integrando a comunidade à rede sobre trilhos pela primeira vez.
A extensão prevista inclui as estações Paraisópolis, Panamby, Américo Maurano e Vila Paulista. Segundo o governo, a obra deve beneficiar diretamente mais de 100 mil moradores da comunidade, além de trabalhadores e moradores de bairros do entorno, como Morumbi e Vila Andrade.
A proposta amplia o alcance de um projeto que já conecta o Aeroporto de Congonhas às linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás, formando um novo eixo de transporte na região. Com isso, a Linha 17-Ouro passa a ser tratada não só como ligação aeroporto-metrô, mas também como peça de integração urbana para a zona sul.
Na prática, a expansão pode reduzir deslocamentos longos e melhorar o acesso de quem depende de ônibus e trajetos combinados para chegar ao trabalho, estudo ou serviços. O projeto também reforça a ideia de transporte de massa como ferramenta de inclusão territorial, especialmente em áreas densas e historicamente mal atendidas pela malha metroferroviária.
A nova fase da linha ainda está em etapa de estruturação, com a contratação do projeto executivo e os próximos trâmites formais para a obra. Até lá, a linha segue em operação transitória, enquanto o governo tenta consolidar a entrega do trecho inicial e avançar na expansão.