Desemprego cai em três estados brasileiros, segundo pesquisa
Os estados do Maranhão e Acre apresentaram queda no número de desemprego
Nesta quarta-feira (22), segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que foi divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no país caiu em três estados brasileiros no terceiro trimestre deste ano.
Os números passaram de 8% no segundo trimestre para 7,7% no terceiro trimestre. Ainda conforme a pesquisa, a taxa no estado de São Paulo passou de 7,8% para 7,1% no período.
Outros estados também registraram queda no número de desemprego, como o Maranhão, que passou de 8,8% para 6,7% e o Acre, que foi de 9,3% para 6,2%. Entretanto, o estado de Roraima, por exemplo, apresentou um crescimento na taxa de desemprego, passando de 5,1% para 7,6%.
Neste terceiro trimestre de 2023, os estados que trouxeram maior número de desemprego foram na Bahia, com cerca de 13,3%, Pernambuco com 13,2% e Amapá, com 12,6%. Já os estados com menor taxa foram Rondônia, com um número de 2,3%, Mato Grosso com 2,4% e Santa Catarina, com 3,6%.
Em relação ao número de desempregados mulheres, o valor do terceiro trimestre foi de 6,4% e os homens com 9,3%. Já na separação por cor ou raça, a taxa de pessoas brancas ficou de 5,9%, já os pretos foi de 9,6% e os pardos com 8,9%.
Outro dado que o estudo trouxe foi o nível de instrução, sendo a maior taxa de desocupação entre pessoas com ensino médio incompleto com 13,5%. Já pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 8,3%.
Fonte: IBGE
Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.