Prazo para justificar ausência de voto encerra nesta quinta-feira (01/12)

 Prazo para justificar ausência de voto encerra nesta quinta-feira (01/12)

Eleitores – Crédito: Rovena Rosa

A falta de justificativa causa multa e uma série de restrições 

Termina amanhã, quinta-feira (01/12), o prazo para realizar a justificativa de quem não pode comparecer no primeiro turno das eleições gerais deste ano. Já o prazo  para quem não pôde comparecer no segundo turno é até dia 06/01/2023. A não justificativa resulta em multa, além de estar sujeito a várias restrições.

Os eleitores que não estiveram no país durante o período eleitoral, têm 30 dias após o retorno para justificar o não comparecimento.

A ausência pode ser justificada pelo aplicativo e-título, pelo Sistema Justifica ou por intermédio de envio do  formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Importante lembrar que quem não votou em nenhum dos turnos deve justificar duas vezes, além de entregar um documento pedindo a justificativa e também a comprovação de não comparecimento à zona eleitoral. 

Já para quem não justificar ou tiver a justificativa recusada, pagará uma multa eleitoral no valor de R$3,51 por cada turno, e caso não haja a prova de que votou, justificou ou da multa paga, estará sujeito a vários impedimentos como, tirar o passaporte, carteira de identidade ou inscrever-se em concurso público. 

Para consultar os débitos e também consultar os valores a serem pagos o eleitor pode consultar no site do TSE.

Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *