Idosos voltam a ter passagem de ônibus gratuita em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo anuncia a volta da “catraca livre” para idosos entre 60 e 64 anos.
Depois de quase dois anos, a passagem de ônibus para idosos entre 60 e 64 anos volta a ser gratuita na cidade de São Paulo. A decisão já havia sido anunciada e passaria a valer em 1º de janeiro de 2023, mas foi antecipada em decreto pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
De acordo com o decreto, os passageiros dessa faixa etária deverão emitir o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pela SPTrans e comprovar que residem na região Metropolitana de São Paulo. Mas enquanto isso, o idoso poderá apresentar o documento de identidade para ter direito ao benefício.
Vale lembrar que o direito de gratuidade para essa faixa etária foi suspensa em uma decisão conjunta pelo então prefeito Bruno Covas e o governador João Dória em dezembro de 2020, entrando em vigor em 2021, com a justificativa das revisões das políticas voltadas a essas pessoas como, por exemplo, a ampliação da aposentadoria e que com esse corte economizaria cerca de R$ 338 milhões por ano.
Maria Jucileide, de 62 anos moradora de Paraisópolis que conta que assim que completou 60 anos fez o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa, mas conseguiu usar apenas por um mês: “Eu tive gratuidade por só 30 dias e logo depois meu Bilhete foi cancelado. Fiquei pagando do meu bolso durante todo esse tempo”, conta.
Em nota, a SPTrans informou que as pessoas entre 60 e 64 terão gratuidade nos ônibus público municipal de São Paulo, mediante a apresentação de documento que comprove a idade. Já no Diário Oficial de São Paulo o decreto também informa que houve um crédito adicional especial de R$ 170 milhões para que a Prefeitura de São Paulo, por meio de subsídio municipal, amplie as compensações tarifárias do sistema de ônibus da cidade.
A medida vale apenas para viagens de ônibus que circulam dentro da capital paulista. A previsão é que a gratuidade para os idosos acima de 60 anos no Metrô, trens metropolitanos, CPTM e EMTU começa a vigorar em 1º de janeiro de 2023.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.