Dia 19 de Maio: celebra-se o centenário de Malcolm X

Nesta segunda-feira (19), comemora-se o aniversário de cem anos de Malcolm X. Nascido Malcolm Little em 19 de maio de 1925, El-Hajj Malik El-Shabazz, mundialmente conhecido como Malcolm X, completaria 100 anos hoje. Sua trajetória, de uma juventude conturbada à proeminência como uma das vozes mais poderosas e intransigentes na luta pelos direitos civis e humanos, continua a reverberar globalmente.
Inicialmente um porta-voz da Nação do Islã, Malcolm X pregava o separatismo negro e a autodefesa. No entanto, após sua peregrinação a Meca, sua visão expandiu-se, abraçando uma perspectiva mais ampla de solidariedade e anticolonialismo, defendendo a unidade afro-americana e os direitos humanos em escala internacional.
Assassinado em 1965, o legado de Malcolm X perdura. Sua crítica incisiva ao racismo sistêmico, seu chamado à autodeterminação e ao empoderamento negro inspiram gerações na contínua busca por justiça e igualdade. Neste centenário, sua vida e sua incansável luta são relembradas como um farol na história dos direitos humanos.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.