Batalha de rima movimenta zona sul de São Paulo
Realizada há 6 anos no Parque Santo Antônio, periferia localizada no distrito do Jardim São Luis, a disputa é uma das mais tradicionais de São Paulo.
Em 2023, a Batalha do PSA, como é conhecida, completa 6 anos de resistência no movimento hip hop, da zona sul de São Paulo. Geograficamente situada em uma praça sem nome em frente à Escola Estadual Professor Arnaldo Laurindo, a Batalha se apropria de um espaço que antes estava abandonado e negligenciado. Antes, ela pertencia ao Estado e era cuidada pela escola, mas há um tempo deixou de fazer parte de suas instalações. No entanto, os organizadores da Batalha se comprometeram a preservar e revitalizar o local, garantindo que ele fosse cuidado por todos, integrantes e frequentadores do evento.
“Nesse ambiente efervescente de rimas, os participantes fazem questão de estabelecer um pacto de respeito mútuo, repudiando qualquer forma de discriminação. Aqui, cartões amarelos são mostrados àqueles que não compreendem que, apesar da intensidade das batalhas, nunca se deve atacar o outro por suas diferenças”, destaca Fábia Roberta, uma das organizadoras da Batalha do PSA.
Membro do coletivo, ela chegou quando a batalha estava completando o seu primeiro aniversário e, desde então, desempenha funções importantes na diretoria, curadoria e organização do evento. Fábia, assim como outros membros da equipe, compõe uma crew dedicada e apaixonada pelo projeto. Além disso, é uma mãe e leva sua filha para vivenciar e se divertir na batalha. Com o apoio de amigos próximos, eles criam um ambiente acolhedor e seguro, permitindo que a pequena se envolva e desfrute da experiência ao lado deles.
A Batalha do PSA é um exemplo inspirador de como a cultura hip hop pode ser uma plataforma para promover igualdade de gênero e dar visibilidade às vozes femininas.
O evento é um espaço que garante a liberdade de expressão para jovens e adultos periféricos, que podem se expressar por meio da poesia e da música. A disputas acontecem em duelos temáticos com assuntos decididos pelo público ou pelos jurados, ou no formato “sangue”, em que o conteúdo das rimas é livre, e os participantes se atacam verbalmente com respostas rápidas de freestyle (estilo livre). Vence a disputa que rimar melhor, conforme a avaliação do público presente e do júri.
Serviço
Batalha do PSA (Batalha do Parque Santo Antônio)
Dia: Toda segundas-feiras
Horário: às 19h
Local: Rua Altino Alves de Abreu, número 110, Parque Santo Antonio, São Paulo.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.