Paraisópolis ganha painel gigante em homenagem à cultura nordestina
O PIPA (Projeto que Integra Paraisóólis) – o projeto inovador que integrará espaços culturais, comerciais e educacionais na esquina da Ernest Renan e a Manuel Antônio Pinto, tem prevista organização de uma série de atividades em seu próprio terreno, ligadas ao que será o futuro conjunto – um local de convivência para artistas, dançarinos, cinéfilos, interessados em esporte e gastronomia. Embora esteja aguardando um retorno da Prefeitura para iniciar suas obras, o PIPA já é um espaço ativo e comprometido com a comunidade.
No último mês de novembro, o grupo de arquitetos responsáveis por projetar o PIPA convidou os artistas do Coletivo Cinzart para colaborarem com a pintura de um mural de 130 metros, acompanhados pelo artista nordestino Derlon Almeida, convocado para a elaboração do tema central do trabalho. A colaboração entre estes artistas para a pintura da maior superfície de grafite da região formaliza a relação entre a comunidade cultural de Paraisópolis e o PIPA como um expoente de desenvolvimento para todos os moradores da região.
O mural pintado por Diego Cabrera (Digo) , Diego Kupske (Cuspe), Fernando Berg (Berg), Jefferson Garibald, Karen Fidélis (Kueia), Esther Hierofania, Flávio Henrique (Dimy) e Johnes Alves (Joks) foi inspirado em cenas corriqueiras de Paraisópolis e histórias populares de seus moradores, carregados por um pouco da bagagem cultural de cada um dos artistas convidados. A arte no espaço público é uma incrível fonte de inspiração para aqueles que moram ou visitam o lugar. Através de imagens, os artistas urbanos expressam suas impressões da cidade e se comunicam com diversas gerações de vizinhos, trazendo qualidade às ruas.
Jornalista, produtora cultural, diretora de comunicação da Cria Brasil, agência de comunicação de território de favela que surgiu com o compromisso de gerar impacto social positivo nas comunidades do país.