Presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, recebe Troféu Raça Negra 2023 

Divulgação/G10

Divulgação/G10

Entre os homenageados da noite, a jornalista falecida Glória Maria 

Nesta segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, aconteceu a 21ª edição do Troféu Raça Negra, que foi realizado na Sala São Paulo, região central da capital. O evento, que foi idealizado pela ONG Afrobras e a Universidade Zumbi dos Palmares, acontece desde 2004, tendo nesta edição como homenageada principal a jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro deste ano. Além dela, nomes como Djamila Ribeiro e Sheron Menezzes também participaram do evento. 

O presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, recebeu o Troféu Raça Negra pela primeira vez. O prêmio se destaca por mostrar personalidades negras que atuam em diferentes frentes, como política, arte, economia e educação. 

O G10 Favelas – Bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como propósito ajudar famílias e comunidades de todo Brasil, como doações de cestas básicas e kits de higiene pessoal. 

“Receber o Troféu Raça Negra 2023, representa um importante momento para mim e aumenta ainda mais minha responsabilidade em continuar seguindo essa luta pela igualdade, pela construção de uma comunidade próspera e economicamente ativa, e que precisa de investimentos e de oportunidades para transformar suas vidas, para que, assim, possam alcançar o que necessitam, para serem cidadãos plenos de acessos e de direitos” comenta Gilson.

As entregas das estatuetas de Zumbi dos Palmares foram feitas por Mirella Archangelo e a jornalista Joyce Ribeiro. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Barroso, foi o orador da noite e levou um Troféu Raça Negra para casa.

Presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, recebe Troféu Raça Negra 2023 
+ posts

Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.