Programa de inclusão digital lança roteiro para jovens em busca de trabalho
Jovens que estão em busca de profissão, emprego ou iniciar uma carreira vão poder contar com mais uma ferramenta do programa de inclusão digital acessa São Paulo. Uma das novidades é o projeto Trilhas do Conhecimento, que será implementado este ano e nasce com um piloto, dirigido para os jovens que concluíram ou concluirão em breve o Ensino Médio, não entraram em uma faculdade e não sabem o que fazer, ou precisam de um trabalho para continuar os estudos.
O principal objetivo do projeto é construir trilhas: a partir de uma seleção criteriosa de conteúdo já publicado em meios eletrônicos, disponibilizar conjuntos estruturados de serviços e oportunidades online, para orientar diferentes públicos sobre temas variados voltados ao desenvolvimento profissional e pessoal. O piloto foca na conclusão do Ensino Médio e preparação da vida profissional, mas já traz informações sobre as Trilhas Emprego e Empreendedorismo, que serão publicadas em março.
Disponível no portal www.acessasp.sp.gov.br, a Trilha traz informações sobre testes vocacionais, inclusive online, com auxílio de psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira; dicas sobre profissões e o mercado de trabalho; recomendações para quem quer continuar os estudos e precisa trabalhar; além de relacionar cursos livres e técnicos, todos gratuitos. O conteúdo inclui, ainda, dicas de como se portar em uma entrevista e nas redes sociais, como (e onde) tirar documentos e ensina a fazer um currículo.
Com lançamento previsto para março, o projeto Trilhas do Conhecimento promete trazer uma seleção detalhada de conteúdo online sobre Emprego e Empreendedorismo. O projeto piloto também traz orientações e dicas para os jovens que querem ter seu próprio negócio.
O conteúdo das Trilhas do Conhecimento poderá ser acessado de qualquer lugar e por meio de diferentes dispositivos – desktop, notebooks ou smartphones. Quem não tem internet, pode usar os serviços do AcessaSP. No Bom Prato, localizado na Rua Ernest Renan,1000, tem um posto do AcessaSP. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 11h às 14h30. Para saber onde encontrar outras unidades, acesse:www.acessasp.sp.gov.br/postos.
Jornalista, produtora cultural, diretora de comunicação da Cria Brasil, agência de comunicação de território de favela que surgiu com o compromisso de gerar impacto social positivo nas comunidades do país.