Inspirados em influências do brega, rappers apostam em romantismo para compor músicas

Desde 1997, Alexandro Rodrigues e André Del Casalles formam o Natural Style, grupo de rap que tem muito mais que a poesia em suas letras de músicas. Inspirados em cantores considerados bregas, como Amado Batista, Giliard e Bartô Galeno, os jovens, moradores do Jd. Colombo, comunidade vizinha a Paraisópolis, procuram expressar nas letras das músicas mensagens de fé, de paz, de amor, de valores e de ideais.
De acordo com Casalles, a influência dos cantores se deu antes mesmo de iniciarem no rap. Ele acredita que o gosto musical surgiu por influência da própria comunidade, por conter um gosto musical muito forte neste tipo de música. Casalles afirma, ainda, que, antes dos ensaios e composições de músicas, tocava Amado Batista com o intuito também de acalmar. Segundo ele, o cantor e compositor Amado Batista tem em suas composições conteúdo poético e rítmico no qual admira. Quanto ao hip hop, os rappers são fãs da dupla norte americana OutKast, da cantora Lauryn Hill e dos grupos Wu Tang Clan e Killarmy.
O estilo diferente não fica só na música, com pinta de modelo, Casalles aposta em roupas nada convencionais para um rapper. Camisetas, calças largas, e correntes de ouro dão lugar a terno, camisa e calça jeans. “Este é jeito natural de me vestir em muitas ocasiões”, afirma.
O gosto pela música uniu os dois jovens, que se conheceram em um ensaio de um grupo em que Rodrigues era participante. A parceria da dupla já dura alguns anos e o nome que, inicialmente chama-se “Fatos da Periferia” e depois apenas “Fatos”, tornou-se “Natural Style” . Segundo Casalles, este nome melhor representa o perfil da dupla. “Nossa melhor definição é a nossa personalidade, assim como a forma de vestir e as letras”, finaliza.
Jornalista, produtora cultural, diretora de comunicação da Cria Brasil, agência de comunicação de território de favela que surgiu com o compromisso de gerar impacto social positivo nas comunidades do país.