Dia Mundial do Braille é celebrado nesta quinta-feira (4)
No Brasil a data também é comemorada no dia 8 de abril, em homenagem a José Álvares de Azevedo
Nesta quinta-feira (4), é celebrado o Dia Mundial do Braille (sistema de escrita para pessoas com deficiência visual), como forma de ampliar o debate acerca da necessidade de incluir a comunicação para pessoas com deficiência. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), essas pessoas tendem a viver na pobreza, estão nos grupos mais marginalizados, possuem taxas elevadas de violência, abuso e negligência.
Devido à pandemia do covid-19, ficou claro a necessidade de conteúdos e informações passadas em formatos acessíveis, como o braille e formatos sonoros.
Criado em 1825 pelo francês Louis Braille, que ficou cego aos três anos de idade, o sistema permite a comunicação em várias línguas.
No Brasil, a escrita Braille foi apresentada por José Álvares de Azevedo, que idealizou a primeira escola para o ensino de pessoas cegas, que na época, chamou-se de Imperial Instituto de Meninos Cegos. Nos dias de hoje, Benjamin Constant.
Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.