SUS irá disponibilizar remédio mais caro do mundo
Ministro da Saúde confirma à incorporação do Zolgensma na lista de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde
Zolgensma, medicamento usado para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME), recebeu da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde (CONITEC), apoio para a incorporação ao SUS, o remédio custa R$ 6 milhões é considerado o mais caro do mundo.
Em sua conta no Twitter, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou a informação:
“Esta é uma luta de muitos pais e de todos nós. Fico feliz em dar uma resposta tão importante. A AME é uma doença muito rara, degenerativa, que afeta o neurônio motor, responsável por gestos voluntários vitais para o corpo humano, como respirar, engolir e se mover”, disse Queiroga.
De acordo com o parecer da CONITEC, o medicamento será aplicado em crianças de até seis meses com AME tipo I, que passam mais de 16 horas por dia sem necessidade de utilizar métodos de ventilação invasiva.
O Sistema de Saúde Único (SUS) já disponibiliza outros dois remédios para tratar a AME: Nusinersena e o Risdiplam.
O que é a AME?
AME é uma doença genética rara e degenerativa que impossibilita o corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, causando atrofia nos músculos e dificuldade em realizar movimentos, como engolir ou respirar. A doença varia do grau 0 (antes do nascimento) ao 4 (na fase adulta), dependendo dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas não tem cura.
Segundo o estudo publicado na National Library of Medicine, a doença atinge 1 em cada 10 mil bebês no Brasil.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.