Paraisópolis recebe novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
A unidade foi entregue no domingo (18/11) e tem capacidade para atender 400 pacientes por mês.
Paraisópolis agora conta com novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps), entregue pela Prefeitura de São Paulo por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, nomeado Caps AD III Paraisópolis, que tem capacidade de atender 400 pacientes por mês.
O Caps tem como objetivo atender pessoas dependentes do uso e abusos e em outras drogas em diferentes níveis de cuidados.
O prefeito da capital, Ricardo Nunes, disse durante a inauguração sobre a importância de tratar a saúde mental numa cidade tão agitada e cosmopolita como São Paulo. “Esta é a sexta unidade que entregamos. Cumprimos nossa meta, que deveria ser batida em 2024, mas continuaremos abrindo serviços deste tipo, pois verificamos o aumento da necessidade dos cuidados nessa área e também do tratamento dos dependentes químicos”, afirmou o prefeito.
Vale ressaltar que o Caps é um trabalho entre as secretarias Municipal de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos.
Não há necessidade de agendamento prévio para atendimento, já que quem procura o serviço recebe acolhimento e atenção para o tratamento que vai de acordo com as necessidades do paciente.
O espaço conta com 29 salas, três consultórios, além de ambientes para acolhimento dos usuários e dos grupos.
O Caps está localizado na Avenida Flávio Américo Maurano, 331 – Fazenda Morumbi. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para atendimento e acolhimento, inclusive com grupos e oficinas e aos finais de semana e feriados para pacientes em acolhimento integral das 19h às 7h.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.