Governo anuncia novo programa de controle do tabagismo

 Governo anuncia novo programa de controle do tabagismo

Crédito: Istock

No Brasil, mais de 400 pessoas morrem por dia devido ao fumo de tabaco e seus derivados.

Nesta terça-feira (13), foi publicado no Diário Oficial da União o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), criado pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de reduzir o número de usuários de produtos de tabaco e nicotina e consequentemente a morbimortalidade pelo seu consumo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo no Brasil 161.853 mortes, o que representa 443 mortes por dia, tornando o tabagismo a maior causa evitável isolada de doença e óbito precoce em todo o mundo.

Segundo a medida, o novo PNCT tem o compromisso de articular a rede de tratamento do tabagismo no SUS, sendo de responsabilidade das secretarias Estaduais e Municipais de Saúde desenvolver o programa em suas áreas de atuação, além de o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ser o responsável pela coordenação do programa.

O PNCT também trabalhará em outros três eixos: o cuidado integral, a educação e a vigilância.

O eixo referente ao cuidado integral, prevê o tratamento para prevenção ao tabagismo e proteção à exposição à fumaça, já no eixo educação a intenção é oferecer qualificação de profissionais de saúde e de vigilância sanitária, além do fomento de ações educativas voltadas à população. O último eixo, vigilância em saúde, é voltado para ações de monitoramento do consumo do tabaco e de substâncias e seus derivados.

Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados