Saiba quais são os cargos em disputa nas eleições de 2022

 Saiba quais são os cargos em disputa nas eleições de 2022

Crédito: Reprodução STE

Além de presidente e governador, outros três cargos serão decididos nas urnas este ano.

Em 2022, cinco cargos concorrem à disputa eleitoral: presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. Confira quais são as principais funções de cada um destes cargos.

Deputado estadual: é o representante do povo no poder Legislativo, tendo entre suas principais responsabilidades a criação e aprovação de projetos de lei estaduais e a fiscalização do trabalho realizado pelo poder Executivo em seu estado. De quatro em quatro anos, os eleitores de São Paulo escolhem 94 deputados estaduais para representá-los, mas esse número é diferente em cada estado, já que está relacionado ao número de habitantes. O local de trabalho do deputado estadual é a Assembleia Legislativa Estadual. Para se candidatar a esse cargo é preciso ter, no mínimo, 21 anos de idade. Não há limites de candidaturas à reeleição.

Deputado federal: o papel do deputado federal é bem parecido com o do deputado estadual, ou seja, propor leis, aprovar e reprovar projetos de lei, propor alterações na Constituição, só que em nível federal. Ele também é responsável por fiscalizar o governo e cobrar informações e esclarecimentos quando necessário, abrir investigações e conduzir um processo de impeachment, entre outras ações. Os deputados eleitos atuam na Câmara dos Deputados, uma das casas do Congresso Nacional, localizado em Brasília (DF). São Paulo é o estado com a maior bancada de deputados federais, são 70 políticos ao todo, com mandato de quatro anos.

Senador: também atuando na elaboração de leis e na fiscalização dos atos do poder Executivo, o senador tem funções bastante importantes no Legislativo, sendo responsável por julgar crimes de responsabilidade por agentes do governo e por autorizar ou negar as indicações do presidente da República para cargos importantes, como o de Ministro. Diferentemente dos outros cargos, a duração do mandato de senador é de oito anos, porém, a cada quatro anos é feita eleição para renovação parcial das cadeiras ocupadas no Senado Federal, casa que também fica no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Em 2022 cada estado elegerá um senador. A idade mínima para se candidatar ao cargo de Senador é 35 anos.

Governador: Autoridade máxima de um estado, o governador é responsável por administrar e representá-lo nas relações jurídicas, administrativas e políticas. Sua função é garantir o desenvolvimento de seu estado, por meio da administração dos investimentos públicos nas principais áreas, como segurança pública, saúde e educação, além de ter autonomia para buscar outras formas de investimento. Ele atua com o auxílio da Assembleia Legislativa e, para os temas de alcance nacional, com a Câmara dos Deputados e com o Senado Federal. O cargo de governador tem mandato de quatro anos e é permitida uma disputa à reeleição. Para se candidatar a este cargo é necessário ter, no mínimo, 30 anos.

Presidente da República: Autoridade máxima do poder Executivo, é responsável por nomear os ministros, conduzir a política e economia do país, além de aplicar ou vetar leis, editar medidas provisórias e manter a boa relação com os demais poderes (Legislativo e Judiciário). O presidente da República exerce o comando das Forças Armadas e cumpre outras diversas funções previstas na Constituição Federal de 1988. O mandato é de quatro anos, com o direito a concorrer uma vez à reeleição. Só podem concorrer a este cargo maiores de 35 anos.

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista com especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais. É editora do jornal Espaço do Povo, colaboradora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e host do podcast Manda Notícias.

Relacionados