Um ano dos ataques antidemocráticos aos três poderes em Brasília
No dia 8 de janeiro, vândalos e golpistas atacaram os três poderes em Brasília. Em ato de solenidade, presidente Lula fará um evento “Democracia Inabalada”, como forma de lembrar dos ataques.
Lula fará solenidade em Brasília junto de Rodrigo Pacheco, Arthur Lira e Luis Roberto Barroso
Nesta segunda-feira (8), completa um ano dos atos antidemocráticos, invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), feito por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, à época, não aceitaram a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em alguns locais, incluindo Brasília, serão realizados eventos para marcar este episódio. Lula, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, além de outras figuras políticas e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário estarão às 15h no Distrito Federal.
O evento, proposto por Lula, intitulado de “Democracia Inabalada”, tem como foco reafirmar a importância do regime democratico. Segundo a Agência Senado, “a intenção é relembrar o ocorrido para evitar novos episódios e mostrar a resposta da democracia”.
Para a solenidade, espera-se a presença de 500 pessoas, testemunhando a reintegração simbólica ao patrimônio público. Durante o evento, a tapeçaria “sem título” de Burle Max e uma réplica da Constituição Federal de 1988 serão restituídas. A obra de Burle Max passou por restauração e retornou ao Senado. Por sua vez, a réplica da Constituição foi recuperada, visto que havia sido furtada durante os atos de 8 de janeiro. O custo, referente às horas trabalhadas pelos profissionais e aos equipamentos de recuperação, totaliza R$ 483.082,98.
Em todo o país ocorrerão mobilizações para relembrar o ataque. Além de movimentos sociais e partidos políticos, centrais sindicais como a CUT (Central Única dos Trabalhadores) chamaram entidades filiadas para realizarem as atividades.
Abaixo segue programação dos atos em todo país conforme a Agência Brasil:
Aracaju (SE) – 8h no calçadão da Rua João Pessoa, próximo ao Museu Palácio Olímpio Campos
Belo Horizonte (MG) – 16h, na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, nº 400, Centro.
Campo Grande (MS) – 17h, no sindicato Sintell, à Rua José Antônio nº 1682
Goiânia (GO) – 9h, Cepal do Setor Sul (Rua 15 com Rua Fued José Sebba)
João Pessoa (PB) – 15h, na Lagoa do Parque Solon de Lucena
Porto Alegre (RS) – 17h, no Sindicato dos Bancários, na Rua General Câmara nº 424
Recife (PE) – 10h, no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista
Rio de Janeiro (RJ) – 17h, na Cinelândia
Salvador (BA) – 9h, no Centro Administrativo, da Assembleia Legislativa (ALBA)
São Paulo (SP) – 17h, na Avenida Paulista, em frente ao Masp
Vitória (ES) – 16h30, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Américo Buaiz nº 205)
Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.