Cortejo Preto 2023 acontece nesta sexta-feira (24/11) na zona sul de SP
“Os temas são apresentados por integrantes do GT do Cortejo a partir dos diálogos estabelecidos com os alunos ou da demanda do próprio projeto”, explica a professora Luciana Fernanda Martins
Nesta sexta-feira, 24 de novembro, acontece o Cortejo Preto 2023. O evento, que acontece na zona sul da capital paulista, é idealizado pela professora Luciana Fernanda Martins, que leciona a matéria de arte na escola EMEF Dr. José Dias Da Silveira, conta como tem sido a preparação para a apresentação.
“A preparação do projeto “Cortejo da Consciência Negra” acontece durante o ano todo, dentro das aulas de arte, assim como de outros componentes curriculares. O projeto é desenvolvido na EMEF desde 2012 ininterruptamente, assim os alunos já entendem a dinâmica e se apropriam das etapas do projeto. Temos também, todos os anos, a visita de ex-alunos que voltam para participar, ajudar, tremular bandeiras, tocar tambor, fazer maquiagem, trança, o que for…”.
Outra importante vertente do projeto é levar cultura aos alunos com práticas de grafite, RAP, visitas a instituições culturais e artísticas da cidade, arte indígena, leitura de temas raciais e indígenas etc. Os alunos participam de todas essas ações como forma de aprender e se empoderar.
Com o tema “Afrofuturismo, pois o futuro é ancestral”, o cortejo deste ano, ainda contará com a participação de duas outras escolas, sendo a escola estadual Oswaldo Aranha e Prof. Ennio Voss.
Nos anos anteriores, o cortejo abordou outras temáticas, mas sempre focadas no âmbito racial. “Nossos “enredos” já versaram sobre O Negro na Sociedade, Mulheres Pretas Iabás de Nós, Comidas e Ingredientes nas Lutas de Resistência, Pantera Negra, Tambores da Noite, É Coisa de Preto…, Intolerância Religiosa/Lenda dos Orixás, entre outros. Este ano, vamos mirar no Futuro possível sem racismo, o tema será AFROFUTURISMO, pois o Futuro é Ancestral”, explica a professora Luciana.
O cortejo acontecerá no entorno do EMEF Dr. José Dias da Silveira e terá ainda a participação de cinco princesas. A professora explica sobre a escolha das princesas.
“Outra ação importantíssima é a escolha de uma, este ano serão seis, Princesas da Consciência Negra, como forma de valorizar, reconhecer e enxergar as várias belezas, especialmente das meninas negras, que são as que mais sofrem com os efeitos de devastadores do racismo”, contou a professora.
Serviço: Cortejo Preto 2023
data: 24/11
horário: às 9h e às 14h
local: EMEF Dr. José Dias Da Silveira – São Paulo – SP
Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.