Hoje é 20 de Novembro, Dia da Consciência negra

 Hoje é 20 de Novembro, Dia da Consciência negra

Foto : Pavel Danilyuk | Pexels

A data representa a luta do povo negro em busca de igualdade e respeito na sociedade Brasileira

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data marca o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e traz uma reflexão para a sociedade sobre as lutas que envolvem o movimento negro no Brasil, como o combate ao racismo e a igualdade de oportunidades entre pessoas pretas e brancas.

A data é reivindicação do Movimento Negro Unificado e é comemorada desde 2003, sendo considerada feriado em mais de mil cidades brasileiras.

Zumbi dos Palmares nasceu em 1665, no atual estado de Pernambuco. Ele é um símbolo respeitado devido à sua luta contra a escravidão, além de ter sido um dos principais líderes do Quilombo dos Palmares, comunidade de escravizados fugidos de fazendas, no atual estado de Alagoas. O quilombo resistiu a inúmeras batalhas contra expedições portuguesas e durou por mais de 100 anos, chegando a ter 20 mil habitantes. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

Atualmente, o Movimento Negro Unificado (MNU), movimento que atua no Brasil há 45 anos, uma das entidades que representam a causa negra no Brasil, tem como principais pautas o enfrentamento ao racismo, a educação, a luta quilombola, a luta das mulheres, a saúde, a proteção da juventude negra, a religiosidade e a participação política. Além de defender a comunidade afro-brasileira do respeito humano e levar a população negra a ocupar todos os espaços da nossa sociedade.

A data é considerada feriado estadual no Amazonas, Amapá, Alagoas, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Boa Vista, capital de Roraima, é considerado feriado municipal, assim como em mil cidades pelo Brasil. No Distrito Federal, é considerado ponto facultativo.

Atualmente, existe um projeto de lei para que o Dia da Consciência Negra seja feriado nacional. A proposta já foi aprovada no Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Digiqole Ad

Relacionados