Presidenta do Instituto Lula, Ivone Silva, participa do Cria Podcast
A Presidenta do Instituto Lula e vice-presidente do Sindicato dos Bancários CUT, Ivone Silva, foi a entrevistada desta semana do Cria Podcast. Apresentado por Fran Rodrigues, jornalista de território há mais de 10 anos, e gravado nos estúdios da Cria Brasil, o quinto episódio da 2ª temporada já está disponível no canal oficial do youtube da Cria Brasil.
O Cria Podcast é produzido pela Cria Brasil e recebe convidados que fazem a diferença e impactam de forma positiva as periferias e movimentos sociais do Brasil. Os episódios são semanais e estão disponíveis nas plataformas Youtube e Spotify.
Ivone Silva, que além de ser uma mulher potente e que é referência para outras mulheres, contou das dificuldades que mulheres pretas ainda enfrentam para adentrar o mercado de trabalho. Silva é cientista social pela USP (Universidade de São Paulo), tem MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas e aos 40 anos entrou na faculdade de arquitetura e urbanismo e se formou na Anhanguera. Ela também faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, o chamado “Conselhão”, do governo federal.
“As pessoas falam hoje: ‘ah você é vice-presidenta da CUT e presidenta do Instituto Lula’. Sou. Porque tem um monte de homem que é presidente disso, vice-presidente daquilo, e não tem problema, né? As pessoas, quando mulheres estão ocupando espaço, ocupam um ou mais espaço, tem problema”, desabafou ela.
Outro ponto de destaque durante a conversa foi quando Silva falou sobre a importância de ser uma mulher preta em um cargo de poder. “Tem um monte de empresas que não tem uma mulher negra. Não vai contratar, porque são mulheres que nunca vão conseguir chegar nessa vaga. Por que quem vai pegar essas vagas? São as mulheres brancas, não vão ser as mulheres negras”, desabafou.
Para saber o que mais rolou durante o bate-papo, confira o episódio novo que entrou no canal nesta sexta-feira, 27.
Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.