Governo Federal determina 12 de julho como Dia Nacional do Funk

 Governo Federal determina 12 de julho como Dia Nacional do Funk

Foto: Isabelle Ìndia

A data visa reconhecer o funk como expressão cultural do Brasil e discutir políticas públicas culturais para a periferia

Nesta quinta-feira (01), o Presidente da República Luís Inácio da Silva sancionou o projeto de lei de autoria do Deputado Federal Alexandre Padilha que cria o Dia Nacional do Funk, que será comemorado no dia 12 de julho. A data busca celebrar e reconhecer a importância cultural do ritmo para o povo brasileiro, enquanto expressão artística e de resistência, especialmente para as periferias do Brasil.

A data é uma homenagem ao “Baile da Pesada” que aconteceu em 12 de julho de 1970 no Canecão, casa de shows da zona sul, na cidade do Rio de Janeiro. A festa se tornou um marco para a popularização do funk como ritmo musical. Nas décadas seguintes, principalmente na década de 1990, o ritmo ganhou força dentro das favelas da cidade e depois se tornou  conhecido nacionalmente.

“O funk é muito mais do que um gênero musical, é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades”, declarou Lula, nas redes sociais.

O projeto apresentado em 2021 tem como objetivo institucionalizar um espaço que discuta políticas públicas que atendam as demandas culturais das periferias brasileiras, como acesso ao lazer e equipamentos de cultura dentro das comunidades, além de valorizar a cultura popular que envolve o funk no Brasil. 

Digiqole Ad
+ posts

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Relacionados