Alckmin afirma que Conjunto Habitacional Vila Andrade C será entregue em setembro
Oito anos depois do primeiro contrato para a construção do condomínio Vila Andrade C, finalmente, as obras estão em fase final. O primeiro contrato é de 2008.
Em nota, a CDHU informou que os imóveis estão na sua fase de acabamento e a conclusão do conjunto está prevista para o fim de junho. Já o governador Geraldo Alckmin informou, em visita a Paraisópolis, que os 112 apartamentos serão entregues em setembro deste ano.
A obra é executada por duas construtoras: a Camargo Flueti, responsável pela edificação, e a Ferraz Ltda, pela infraestrutura externa. As duas construtoras foram vencedoras da nova licitação e receberam cerca de R$ 520 mil e um prazo de 12 meses para concluir o empreendimento desde que a empreiteira anterior faliu.
A CDHU informou que as unidades são destinadas às famílias de Paraisópolis e que, conforme convênio assinado com o município, a indicação das famílias beneficiárias é de responsabilidade da prefeitura.
A Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) confirmou, em nota, que as unidades habitacionais do empreendimento Vila Andrade C têm como destino beneficiar as famílias de Paraisópolis que já recebem o auxilio aluguel e aguaram atendimento habitacional. Ainda de acordo com a SEHAB, os critérios sociais para definição dessas famílias baseiam-se nos mesmos parâmetros do auxílio aluguel e serão informados detalhadamente junto com a divulgação dos nomes das famílias. Tanto a relação dos beneficiários quanto a data de entrega dos imóveis serão definidas e divulgadas em breve.
Apesar de os critérios serem os mesmos do aluguel social que são usados há anos, a secretaria não os informou em nota.
Com cerca de 100 mil habitantes, Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo e a oitava mais populosa do país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número insuficiente de unidades habitacionais para a população local é um dos principais problemas que enfrenta hoje quem vive na comunidade. O empreendimento faz parte do Projeto de Urbanização do Complexo Paraisópolis, uma ação integrada dos governos federal, estadual e municipal.
Jornalista, produtora cultural, diretora de comunicação da Cria Brasil, agência de comunicação de território de favela que surgiu com o compromisso de gerar impacto social positivo nas comunidades do país.