SP emite 100 mil de carteiras de identificação para pessoas com transtorno espectro autista em dois anos

Além das carteirinhas, foram distribuídos 65 mil selos de identificação veicular
Nesta sexta-feira (11), o estado de São Paulo atingiu a marca de 100 mil carteirinhas de identificação emitidas para pessoas com transtorno espectro autista. A Carteira de Identificação da Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CipTea), é emitida gratuitamente e representa um avanço na garantia de direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), além de fortalecer a inclusão e acessibilidade destas pessoas.
“Para quem convive com o autismo, seja pessoalmente ou como familiar, ter um documento que identifica essa condição faz toda a diferença, visto que o TEA não apresenta características físicas evidentes, dificultando a compreensão da sociedade sobre a necessidade de atenção e prioridade”, destaca Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Além das carteirinhas, foram distribuídos 65 mil selos de identificação veicular, concedidos mediante ao vínculo com o CipTea, através do portal ciptea.sp.gov.br.
Para a emissão da carteira de identificação, assim como o adesivo, é necessário apresentar o laudo médico que comprove o Transtorno do Espectro Autista, além dos documentos pessoais do beneficiário e do responsável.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.