São Paulo tem 28 cidades em estado de emergência por dengue
O Ministério da Saúde confirmou que serão distribuídos cerca de 6 milhões de testes rápidos para diagnósticos de dengue em todo o país
Até esta terça-feira (21) o Estado de São Paulo já contabilizou 19.636 casos de dengue apenas em 2025. Três pessoas já morreram, ainda existem 37 mil casos sob suspeita de dengue e outras 83 ainda estão sendo investigadas, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Atualmente 28 municípios já decretaram situação de emergência devido à dengue, até o dia 16 de janeiro, eram 24 cidades.
Conforme a Secretaria de Saúde, as cidades mais atingidas são Amparo, Aparecida D’Oeste, Araçatuba, Coroados, Dirce Reis, Estrela D’Oeste, Glicério, Guarani D’Oeste, Igaratá, Indiaporã, Jacareí, Marinópolis, Mendonça, Mira Estrela, Nova Aliança, Ouroeste, Paraibuna, Populina, Potirendaba, Ribeira, Rubineia, São Francisco, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Suzanópolis, Tambaú, Tanabi e Votuporanga.
A capital paulista apresentou em 2025, 1.231 casos de dengue, destes casos, quatro evoluíram de forma grave, não houve nenhuma morte. Há 619 casos sendo investigados, além de quatro óbitos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, este ano o Brasil confirmou 24.319 casos de dengue e oito mortes, os estados mais atingidos pela doença foram Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. O número de casos é 86% menor em comparação ao mesmo período em 2024.
O Ministério da Saúde confirmou que serão distribuídos cerca de 6 milhões de testes rápidos para diagnósticos de dengue em todo o país, a distribuição deverá começar na próxima semana. Os testes estarão disponíveis na rede pública de saúde.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.