Programa “Mais Médicos” é relançado nesta segunda-feira (20)
Rebatizado de “Mais Médicos para o Brasil”, governo promete priorizar profissionais brasileiros
Nesta segunda-feira (20), o Governo Federal relança o “Mais Médicos para o Brasil”, programa criado em 2013, para ampliar o número de profissionais de saúde em lugares de baixo desenvolvimento econômico pelo país.
O programa rebatizado de “Mais Médicos para o Brasil” prevê um novo formato. Inicialmente, a abertura de 15 mil novas vagas para os profissionais de saúde, com a efetivação de 28 mil vagas até o final do ano. Também incluirá a oferta de especialização e mestrado e a destinação de incentivos para atuação em periferias e regiões mais remotas, além da bolsa mensal, no valor de R$ 13 mil, e a melhora do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estamos aqui para dizer: a saúde voltou, o ‘Mais Médicos’ voltou e voltaram para ficar definitivamente”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso no relançamento do programa. E continuou: “A saúde não pode ser refém de teto de gastos, juros altos ou cortes orçamentários em nome de um equilíbrio fiscal. (…) Você não pode tratar a saúde como gasto, porque não tem investimento maior do que salvar uma vida”, acrescentou o presidente.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.