Novembro Azul: SP promove prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata com atendimentos gratuitos

No estado, foram registrados mais de 219 mil atendimentos relacionados à doença em 2024

A campanha Novembro Azul reforça a importância do cuidado com a saúde masculina, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) apontam que, em 2024, foram registrados mais de 219 mil atendimentos relacionados à doença em todo o Estado. Já em 2023, foram 192 mil.

O câncer mais comum entre os homens, excluindo os tumores de pele não melanoma, é o câncer de próstata, e os principais fatores de risco incluem a idade e o histórico familiar. O risco aumenta com o envelhecimento, e é ainda maior em homens que possuem parentes próximos, como pai, irmão, avô, tio ou filho, diagnosticados com a doença.

Prevenção

O câncer de próstata costuma não apresentar sintomas nas fases iniciais, o que torna essencial a adoção de medidas preventivas. A realização de exames periódicos, associada a uma alimentação equilibrada, à prática regular de atividades físicas e à redução ou abandono do tabagismo do tabaco, são atitudes fundamentais para reduzir riscos e preservar a saúde masculina.

Rede de atendimento

O Estado conta com 86 unidades da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, sendo 65 Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e 14 Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons). As outras sete unidades são hospitais gerais que realizam cirurgias oncológicas. Em casos mais graves, como os que exigem tratamentos de alta complexidade em hospitais de referência, o paciente deve ser encaminhado pelo serviço de origem ou regulado pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp).

A porta de entrada para o tratamento oncológico, via Sistema Único de Saúde (SUS), são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de administração municipal, que realizam os encaminhamentos via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) para os serviços referenciados regionalmente.

Leonardo Almeida

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Ver todos os artigos