Governo Federal relança programa nacional para saúde bucal
O programa Brasil Sorridente irá atender mais 10 milhões de pessoas, chegando em um total 111 milhões de beneficiários.
Nesta segunda-feira (08), o Governo Federal relançou o Brasil Sorridente, programa de saúde bucal que foi incluída na Lei Orgânica de Saúde, que garante atendimento odontológico permanente e por lei através do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa irá atender mais 10 milhões de pessoas, chegando em um total 111 milhões de beneficiários.
O programa foi lançado originalmente em 2004. Era considerado uma das marcas das primeiras gestões do governo Lula. Segundo o Ministério da Saúde, até 2014 o programa atendeu 80 milhões de pessoas, com diversos tipos de atendimento odontológico.
Apesar de não ter sido oficialmente encerrado, em 2017 o programa teve o formato alterado durante o governo do ex-presidente Michel Temer. O investimento de recursos foi menor e o PNSB (Plano Nacional de Saúde Bucal) encerrou a obrigatoriedade de estados e municípios desenvolverem ações de saúde bucal, diminuindo o volume de atendimentos do programa.
Com o retorno do Brasil Sorridente, o governo visa aumentar o acesso às consultas odontológicas. A primeira medida é a ampliação do atendimento, com o credenciamento de 3,7 mil novas equipes e 630 novos serviços e unidades de atendimento. Além de 19 novos Centros de Especialidades Odontológicas e 10 novas unidades móveis. Em 2023, o investimento neste programa será de R$136,87 milhões.
O objetivo do governo é criar 59,7 mil novas equipes de atendimento até o fim do mandato, em 2026, cobrindo 5,2 mil municípios brasileiros. Com a oficialização do programa, 805 cidades serão contempladas com novos serviços e equipes, destes, 85 municípios terão atendimento odontológico pela primeira vez.
O Presidente Lula se manifestou através das redes sociais
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.