Dia Mundial Sem Tabaco promove conscientização

 Dia Mundial Sem Tabaco promove conscientização

Crédito: Banco Mundial/ONU

Brasileiros que fumam gastam mensalmente cerca de 8% da renda familiar per capita 

Hoje, 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A data marca ações para conscientizar sobre os riscos à saúde provocados pela dependência ao fumo, que podem ser evitados.

De acordo com a pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os brasileiros que fumam gastam mensalmente cerca de 8% da renda familiar per capita (por indivíduo), para a compra de cigarros industrializados. Já os fumantes de 15 a 24 anos utilizam quase 10% da renda na compra de cigarros, sendo que 11% possuem ensino médio incompleto. Ou seja, fumantes de baixa escolaridade têm maior incidência com tabagismo.

“De maneira geral, a variação maior ocorre no rendimento e não tanto no gasto. Para pessoas que têm escolaridade mais baixa, que moram em estados ou regiões em que a renda média é menor, o gasto com cigarro acaba tendo uma contribuição relativa maior”, destacou, em entrevista à Agência Brasil, o médico André Szklo, um dos autores do estudo, realizado pela Divisão de Pesquisa Populacional do Inca.

Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para fumantes

Segundo o Inca, o tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, sendo responsável por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo. A exposição ao fumo passivo tanto em casa quanto no local de trabalho também aumenta o risco de sua ocorrência.

Em São Paulo, o atendimento é feito por meio do Programa Cessação de Tabagismo, promovido pelo Ministério da Saúde, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), o tratamento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos centros de Atenção Psicossocial (Caps AD).

Já nos demais locais do Brasil, o Ministério da Saúde orienta ir até a unidade de saúde mais próxima.

Para saber os endereços acesse: Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados