Dengue: Casos triplicam no início de 2024
O fenômeno El Niño, que eleva as temperaturas, cria condições ideais para a reprodução do mosquito vetor, o Aedes Aegypti
De acordo com o Ministério da Saúde, nas três primeiras semanas de 2024, o Brasil registrou 120.874 casos prováveis de dengue, quase triplicando o número registrado no mesmo período de 2023, que foi de 44.752.
Até o momento, 12 mortes pelo vírus foram confirmadas, enquanto outras 85 estão em investigação. Em 2023, no mesmo período, foram registrados 26 óbitos. Esses dados são provenientes do Informe Semanal das Arboviroses Urbanas do Ministério da Saúde.
O fenômeno El Niño, que eleva as temperaturas, cria condições ideais para a reprodução do mosquito vetor, o Aedes Aegypti. Um alerta foi emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aumento das arboviroses, que são doenças causadas pelos arbovírus, incluindo os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Em fevereiro, iniciará a vacinação contra a dengue no Brasil. Em 20 de janeiro, o país recebeu 750 mil doses, e outras 570 mil devem ser entregues nos próximos dias. O público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, abrangendo cerca de 500 municípios em 16 estados durante a campanha de vacinação.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.