Cidade de São Paulo inicia imunização contra Covid-19 com vacina atualizada da Moderna
Capital recebeu lote com 135.360 doses da versão atualizada do imunizante para a subvariante da ômicron
As doses do imunizante contra a Covid-19 monovalente (XBB), da fabricante Moderna, já estão disponíveis para aplicação a partir de hoje, 22, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas. Na segunda-feira, 20, a Prefeitura de São Paulo recebeu do governo estadual, por meio do Ministério da Saúde, um lote com 135.360 doses da versão atualizada do imunizante para a subvariante da ômicron.
A vacinação contra Covid-19 será voltada ao grupo prioritário, formado por pessoas com 5 anos ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença. É indicado uma dose a cada seis meses para pessoas de 60 anos ou mais, gestantes e puérperas e pessoas com imunossupressão.
A dose anual é indicada para indígenas, quilombolas e ribeirinhos, trabalhadores da Saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas em privação de liberdade, funcionários do sistema carcerário e pessoas em situação de rua.
Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que não receberam nenhuma dose da vacina contra Covid-19 deverão receber duas doses da vacina monovalente. Para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias com esquema vacinal completo (três doses) a indicação é de mais uma dose da vacina monovalente Moderna. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias imunocomprometidas que nunca se vacinaram, devem receber o esquema primário de três doses da vacina monovalente Moderna.
A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas no mesmo horário. Para encontrar a unidade mais próxima, acesse a plataforma Busca Saúde.
Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.