Paraisópolis, São Paulo quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Prefeitura assume compromisso de atender as famílias do Antonico

Após anos de muita luta da comunidade, do Antonico e da União dos Moradores, finalmente as famílias do Antonico serão atendidas.

Na reunião realizada com a União dos Moradores, o prefeito Fernando Haddad (PT) garantiu que  todas as famílias do incêndio, inclusive as alojadas no CEU (Centro Educacional Unificado) Paraisópolis, serão atendidas nos próximos dias. O prefeito   comprometeu-se, ainda,  a iniciar uma obra para a urbanização na área do Antonico e, conforme a obra avançar, atenderá todas as famílias da área. Ele também garantiu que as famílias que permanecem na região do Grotinho, onde ocorreu o deslizamento, serão atendidas e removidas.

A presença da empresária Luíza Trajano na reunião foi fundamental para que houvesse um entendimento entre a Prefeitura e a União dos Moradores. Também estiverem presentes oito secretários municipais e o subprefeito do Campo Limpo.

Para a União dos Moradores, o crescimento do desemprego, a queda da renda e o aumento da inflação estão fazendo com que seja cada vez mais difícil para o povo pagar o aluguel. A única saída para muitos moradores tem sido montar um barraco para a sua família. E os lugares disponíveis são de extremo risco.

A quantidade de pessoas que precisam de moradia tem aumentado muito, e a fila só aumenta, porque nos últimos quatro anos nenhuma nova moradia foi construída. Como existem em Paraisópolis mais de cinco mil famílias no aluguel social, o preço do aluguel subiu muito, custando bem acima do valor destinado pela prefeitura.

Por isso, a União dos Moradores está exigindo de todos os pré-candidatos a prefeito o compromisso de construir moradias em Paraisópolis no próximo mandato. Pois isso tirará as famílias das áreas de risco, evitando tragédias, e diminuirá a fila por moradias no aluguel social. Quando essas famílias forem atendidas o aluguel médio na comunidade não ficará mais tão alto, voltando para a média que tínhamos antes. Só a construção de moradias resolverá o problema

Por isso, mais do que nunca, a luta da nossa comunidade é por Moradia Já!

Como você se sente sobre isso?
Joildo Santos
ESCRITO POR

Joildo Santos

Comunicador e fundador do jornal Espaço do Povo, em Paraisópolis, onde desde 2007 narra o cotidiano e as potências das favelas brasileiras. CEO da CRIA S/A e presidente do Instituto Crias, é referência em comunicação de impacto social, conectando marcas, organizações e empreendedores da periferia para gerar oportunidades, renda e novos imaginários sobre as comunidades.

Ver todos os artigos de Joildo Santos →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *