Paraisópolis, São Paulo sábado, 21 de fevereiro de 2026
Cultura

Mostra “Nós” abre inscrições para artistas da periferia até 24/2

A Mostra Nós, iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, está com inscrições abertas para artistas da periferia interessados em participar de uma seleção nacional de obras audiovisuais e fotográficas. Os artistas podem se inscrever até terça-feira (24/2), diretamente pela plataforma digital Nós Periféricos, que integra o Mapa das Periferias.

A mostra recebe trabalhos de moradores de favelas e comunidades periféricas de todo o Brasil, sem exigência de idade mínima. Podem participar tanto pessoas físicas quanto coletivos, com até uma obra por modalidade: uma produção audiovisual e uma fotografia.

No eixo audiovisual, serão selecionados oito curtas-metragens com até dez minutos de duração, nos gêneros ficção, documentário, híbrido/doc‑ficção, experimental e arquivo/found footage. A seleção será feita por uma comissão técnica especializada.

Na categoria fotografia, a curadoria escolhe 25 imagens autorais, produzidas com câmera ou celular. As fotos não precisam ser inéditas, mas devem ser de autoria dos inscritos. A escolha será em duas etapas: dez imagens pela votação popular e quinze pela comissão curatorial.

As obras selecionadas receberão certificado/selo “Mostra Audiovisual Nós 2026” e um troféu simbólico, além de serem exibidas em atividades institucionais da Mostra Nós 2026, disponibilizadas na plataforma PerifaFlix e incluídas no Mapa das Periferias.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Mapa das Periferias, no espaço dedicado à rede Nós Periféricos, que conecta iniciativas e artistas das periferias a ações e oportunidades do governo federal. https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/periferias/mapa-das-periferias

Como você se sente sobre isso?
Joildo Santos
ESCRITO POR

Joildo Santos

Comunicador e fundador do jornal Espaço do Povo, em Paraisópolis, onde desde 2007 narra o cotidiano e as potências das favelas brasileiras. CEO da CRIA S/A e presidente do Instituto Crias, é referência em comunicação de impacto social, conectando marcas, organizações e empreendedores da periferia para gerar oportunidades, renda e novos imaginários sobre as comunidades.

Ver todos os artigos de Joildo Santos →