Paraisópolis, São Paulo sexta-feira, 26 de junho de 2026
Habitação

Ministério das Cidades anuncia R$ 702,9 milhões para urbanização de favelas

O Ministério das Cidades participou de uma agenda no Rio de Janeiro para anunciar a liberação de R$ 702,9 milhões para urbanização de favelas na capital fluminense. O presidente Lula, o ministro das Cidades, Vladimir Lima, e a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, estiveram presentes no evento.

Os recursos serão utilizados para melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida nas comunidades da Favela da Maré, Complexo do Alemão e Rocinha. As ações incluem a construção de parques, implantação de ecopontos, redes de esgoto sanitário e abastecimento de água, entre outras.

A urbanização das favelas é uma prioridade para o Ministério das Cidades, pois visa melhorar as condições de vida das pessoas que moram nessas áreas. Além disso, o investimento em infraestrutura urbana pode gerar empregos e estimular o desenvolvimento econômico local.

As obras incluem a construção do Parque Linear da Maré, na Vila dos Pinheiros, e a implantação de um Ecoponto. Além disso, será inaugurado o Posto Territorial Periferia Viva, que vai apoiar a implementação das ações do programa. O Governo do Brasil vai liberar R$ 200 milhões para o Complexo do Alemão e R$ 350 milhões para a Rocinha.

O investimento em urbanização de favelas é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nessas áreas. Além disso, pode contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade social. O Ministério das Cidades está comprometido em trabalhar para melhorar as condições de vida das pessoas que moram em áreas vulneráveis.

Como você se sente sobre isso?
Redação Espaço do Povo
ESCRITO POR

Redação Espaço do Povo

Comunicador e colaborador do jornal Espaço do Povo, onde desde 2007 narra o cotidiano e as potências das favelas brasileiras.

Ver todos os artigos de Redação Espaço do Povo →