34 distritos indígenas foram integrados ao programa
Segundo informações do Ministério da Saúde, o programa Mais Médicos teve um aumento de 105% em relação ao número de profissionais atuantes em 2023.
O total de vagas preenchidas chegou a 28,2 mil, o que representa 82% do território nacional, 86 milhões de pessoas, conforme as informações divulgadas pela pasta. Ainda segundo o Ministério da Saúde, 744 novos municípios passaram a ser atendidos.
O relatório ainda diz que todos os 34 distritos sanitários indígenas foram integrados ao Mais Médicos e os Yanomami, o número de Mais Médicos passou de nove para 28, totalizando 977 novos profissionais da saúde que atuam nesses territórios indígenas. “Um avanço importante diante da desassistência enfrentada por essa população nos últimos anos”, avaliou o ministério.
41% dos participantes que iriam integrar o programa desistiram em edições anteriores, segundo a pasta, “por falta de perspectiva profissional”. Já em 2023, com a retomada do programa, o Mais Médicos trouxe aos profissionais oportunidade de qualificação e alguns benefícios e incentivos.