Paraisópolis, São Paulo terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Comunidade

Falta de energia em São Paulo causa protestos

Léu Britto - Agência Mural

Um policial foi baleado na perna e o episódio foi registrado como tentativa de homicídio pelo 16º Batalhão da Polícia Militar

Nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, a Enel divulgou uma nova nota a respeito da falta de energia decorrente das fortes chuvas ocorridas na última sexta-feira, 3 de novembro, em São Paulo.

No comunicado, a Enel disse: ‘Informamos que estamos trabalhando para normalizar o fornecimento de energia para cerca de 30 mil clientes, o que representa 1,43% do total de consumidores afetados.’

Na tarde da última terça-feira, dia 7, manifestantes incendiaram objetos e sacos de lixo, bloqueando o tráfego na avenida Giovanni Gronchi, na zona sul da cidade. A 1ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar foi chamada para conter o tumulto. Durante o confronto, um policial foi baleado na perna, mas recebeu atendimento médico e foi liberado. Um trecho da nota oficial menciona: ‘As equipes que estavam no local tentaram identificar a liderança do movimento com o objetivo de liberar a via por meio do diálogo. O caso foi registrado como tentativa de homicídio pelo 89° DP (Jardim Taboão).’

O motivo da revolta dos manifestantes foi a falta de energia que atingiu diversas regiões da cidade de São Paulo desde a última sexta-feira, 3 de novembro.

Ivanildo de Oliveira, morador e líder comunitário do Jardim Colombo, zona oeste, explicou que tomou conhecimento da manifestação pela imprensa. Ele relatou que os moradores da região estavam exigindo o restabelecimento da energia em seu bairro, uma vez que estavam sem eletricidade por mais de 96 horas. ‘Uma parte do bairro, especificamente os moradores da Rua Leandro Teixeira e uma parte da Rua Goiabeiras, estava sem energia desde sexta-feira’, declarou. Ivanildo também informou que na tarde desta quarta-feira, dia 8 de novembro, uma equipe da Enel foi enviada ao local e descobriu um problema no disjuntor. ‘Estamos em contato direto, e a Enel já está no local realizando os reparos.'”

Outra localidade que também teve manifestações foi o a região do Jardim Souza, zona sul de São Paulo. Os moradores colocaram fogo em objetos e interditaram um trecho da avenida Guarapiranga. Eles protestavam pela falta de energia que já dura seis dias.

Como você se sente sobre isso?
ESCRITO POR

Tamyres Sbrile

Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.

Ver todos os artigos de Tamyres Sbrile →