Pesquisa revela os presentes favoritos para o natal 2023 em São Paulo
Pesquisa do Sebrae-SP indica ainda que o gasto médio deve ser de R$ 608 nos pequenos negócios, com a média de compra de três presentes
Os consumidores elegeram roupas e calçados como seus presentes favoritos para o Natal, de acordo com a pesquisa “Natal 2023” conduzida pelo Sebrae-SP em colaboração com a Fundação Seade e a Praxian Consultoria. Os itens principais que devem constar na lista de presentes de Natal são: roupas e calçados (60%), brinquedos (41%) e perfumes e cosméticos (33%). Em média, cada entrevistado pretende adquirir três presentes, com um gasto médio planejado (tíquete médio) de R$ 608,60 em pequenos negócios. Por outro lado, aqueles que optam por comprar em grandes negócios planejam gastar em média R$ 963,80 em presentes de Natal.
Em relação aos gastos com presentes em pequenos negócios, 73% pretendem gastar mais (46%) ou o mesmo (27%) em relação às compras de Natal de 2022. Por outro lado, 28% pretendem gastar menos. Para os consumidores em pequenos negócios, o preço (25%) e a proximidade e fácil acesso da residência/trabalho (25%) são os principais fatores considerados para a compra.
A pesquisa ouviu empreendedores e consumidores. Os dois levantamentos foram realizados no mês de novembro de 2023.
Para 75,7% das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo, as vendas de Natal deste ano serão iguais ou melhores do que as de 2022. Desse total, 35% acreditam que as vendas serão melhores do que as do ano passado. Já entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), o índice é um pouco maior: 82,3% dos empreendedores que se beneficiam das vendas de Natal acreditam que a data em 2023 será melhor ou igual em termos de faturamento do que em 2022.
A estimativa é que as vendas para o Natal beneficiarão cerca de 1,97 milhão de pequenos negócios do estado de São Paulo, sendo 705,8 mil MPEs e 1,27 milhão de MEIs. Os resultados são da pesquisa “Natal 2023”, elaborada pelo Sebrae-SP com a colaboração da Fundação Seade e da Praxian Consultoria, e ouviu tanto empreendedores quanto consumidores. Os dois levantamentos foram realizados no mês de novembro de 2023.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.