Mudanças no Pix: Banco Central anuncia novas medidas de segurança

 Mudanças no Pix: Banco Central anuncia novas medidas de segurança

Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images

Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images

Ações serão limitadas para dispositivos de acesso não cadastrados 

A fim de aprimorar os recursos de segurança das transações realizadas via Pix, o Banco Central (BC) publicou ontem (22) as resoluções BCB nº 403 e BCB nº402 que dispõem, respectivamente, sobre os ajustes no regulamento do serviço e a nova data de lançamento do Pix Automático. 

Com a mudança, transações Pix realizadas pela primeira vez em celular ou computador não cadastrado na agência bancária estão limitadas até R$200,00 e o limite diário não pode ultrapassar R$1.000,00. Para transações acima desses valores, o dispositivo de acesso deve ter sido previamente cadastrado pelo cliente. A exigência não se aplica aos usuários que já utilizam um dispositivo específico. A mudança é válida apenas para celulares e computadores que nunca tenham sido utilizados para fazer uma transação com o Pix. 

“Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix. Isso dificultará a fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou de engenharia social, as credenciais, como login e senha, das pessoas”, informou o BC.

As mudanças entrarão em vigor em 1º de novembro deste ano e o Banco Central anunciou práticas de segurança que devem ser adotadas pelas instituições financeiras. São elas: utilizar solução de gerenciamento de risco de fraude que contemple as informações de segurança armazenadas no Banco Central e que seja capaz de identificar transações Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente; e disponibilizar, em canal eletrônico de acesso amplo aos clientes, informações sobre os cuidados que os clientes devem ter para evitar fraudes.

Além disso, as instituições devem verificar, pelo menos uma vez a cada seis meses, se seus clientes possuem marcações de fraude na base de dados do BC. “Espera-se que os participantes tratem de forma diferenciada esses clientes, seja por meio do encerramento do relacionamento ou do uso do limite diferenciado de tempo para autorizar transações iniciadas por eles e do bloqueio cautelar para as transações recebidas”, diz o Banco Central em nota.

Pix Automático

O lançamento do Pix Automático será disponibilizado à população em 16 de junho de 2025. O serviço tem como objetivo facilitar cobranças recorrentes de serviços diversos como escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias e mais.

Mediante autorização prévia, dada no ambiente da conta pelo próprio dispositivo de acesso (celular ou computador), com a nova função o usuário permite os débitos periódicos de forma automática, sem a necessidade de autenticação a cada transação. A partir de 28 de outubro de 2024, estará disponível o agendamento recorrente de transações de pagamento na modalidade Pix Agendado. 

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados