Rugby feminino: Yaras vence Irlanda e alcançam melhor resultado da temporada
A próxima etapa do Circuito está marcada para os dias 5 a 7 de abril, em Hong Kong
Um fim de semana memorável para a equipe feminina brasileira de rugby sevens! As Yaras dominaram a etapa de Los Angeles do Circuito Mundial, com destaque para as vitórias sobre Fiji, atuais medalhistas olímpicas de bronze, e Irlanda, por 28 a 14, na disputa pelo sétimo lugar.
O resultado em Los Angeles é o melhor da temporada para as Yaras e o segundo melhor da história da equipe no Circuito Mundial, ficando atrás apenas da sexta posição alcançada em Dubai em 2021. É importante ressaltar que a edição de 2023 contou com a participação de 12 seleções, enquanto em 2021 apenas 10 equipes competiram.
Thalia Costa, principal artilheira das Yaras no Circuito Mundial, destacou a evolução da equipe: “Estamos dedicando um esforço tremendo este ano e temos mostrado uma notável evolução de uma etapa para outra. Esperamos manter esse crescimento ao longo da temporada.”
Na semana anterior, em Vancouver, as Yaras já haviam conquistado um resultado significativo: o oitavo lugar, incluindo uma vitória sobre as irlandesas após uma sequência de 17 derrotas consecutivas contra elas.
Em Los Angeles, além de vencerem a Irlanda novamente, as Yaras também superaram Fiji por 12 a 5, pela primeira vez desde 2015.
No domingo, as Yaras iniciaram o dia com uma derrota para a Austrália nas quartas de final por 26 a 5. No entanto, se recuperaram e dominaram a Irlanda na disputa pelo sétimo lugar.
Raquel Kochhann, que se recuperou recentemente de um câncer de mama, também destacou a importância do trabalho em equipe: “Conseguimos realizar ótimas partidas porque estamos sempre seguindo nosso plano de jogo. Todo esse progresso faz parte de nossa jornada rumo aos Jogos Olímpicos de Paris.”
Com o resultado em Los Angeles, as Yaras diminuíram para apenas um ponto a diferença em relação à Grã-Bretanha na classificação geral do Circuito Mundial. Após cinco etapas, o Brasil ocupa o nono lugar e precisa ganhar uma posição para garantir sua permanência na elite mundial na próxima temporada, sem a necessidade de participar de uma repescagem.
A próxima etapa do Circuito está marcada para os dias 5 a 7 de abril, em Hong Kong.
Veja abaixo a classificação atualizada do Circuito Mundial:
- Austrália – 90 pontos
- Nova Zelândia – 86
- França – 74
- Estados Unidos – 64
- Canadá – 62
- Irlanda – 48
- Fiji – 42
- Grã-Bretanha – 29
- Brasil – 28
- África do Sul – 18
- Japão – 16
- Espanha – 13
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.