Paraisópolis recebe mutirão de diagnóstico de câncer de mama

 Paraisópolis recebe mutirão de diagnóstico de câncer de mama

Crédito: Shutterstock

O programa, que contará também com uma agenda cultural, pretende atender cerca de 600 mulheres até  31 de outubro.

Durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama, Paraisópolis, segunda maior favela da cidade de São Paulo, recebe um mutirão de diagnóstico e educação sobre câncer de mama entre os dias 14 e 31 de outubro.

Promovido pelo G10 Favelas, bloco de líderes e empreendedores de impacto social em parceria com a Novartis, o objetivo do projeto é conscientizar a população da comunidade periférica sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, com a realização de exames de mamografia de rastreamento e otimização do fluxo para diagnóstico definitivo. 

Pelo menos 600 mulheres devem ser atendidas durante o mutirão, que marca o Outubro Rosa. Porém, o impacto da ação será ainda maior, já que as mulheres da comunidade que não tiverem a oportunidade de realizar o exame serão cadastradas para que, caso seja identificada a necessidade, realizem o exame em um momento posterior. A ação seguirá um fluxo completo de atendimento, partindo de uma triagem inicial na Carreta de Saúde Novartis, que estará localizada à frente do Pavilhão do G10 Favelas de segunda a sexta, das 08h às 17h30, e sábado, das 9h às 14h.

“O G10 Favelas está comprometido em fortalecer nossas comunidades e esta ação com a Novartis é um passo significativo na promoção da saúde das mulheres de Paraisópolis. Estamos unindo esforços para proporcionar diagnóstico precoce do câncer de mama e informações vitais. É um exemplo do nosso compromisso contínuo em melhorar a qualidade de vida em nossas favelas, trazendo cuidado e esperança”, afirma Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas. 

O atendimento às mulheres de Paraisópolis será multidisciplinar, com o registro de fatores de risco e estilo de vida, realização de exame de bioimpedância, educação nutricional e atividades de bem-estar. As mulheres que preenchem os critérios para mamografia de rastreamento realizarão o exame e, nos casos de resultados altamente suspeitos de câncer de mama, serão encaminhadas para diagnóstico definitivo, preferencialmente no Hospital da Mulher.

O diferencial do projeto é a visão integrada, de jornada otimizada da paciente, que, por muitas vezes, não conhece os fluxos ou como proceder mediante uma alta suspeita de câncer de mama. “A saúde das mulheres em comunidades é uma preocupação urgente. Esta ação em parceria com o G10 Favelas e a Novartis representa um grande passo. Garantir cuidados médicos e exames acessíveis são essenciais, especialmente para mulheres que muitas vezes não têm recursos ou assistência adequada e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O mutirão de diagnóstico de câncer de mama é extremamente importante para promover a saúde e o empoderamento das mulheres em nossa comunidade”, declara Flávia Rodrigues, presidente da Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2021 foram mais de 18 mil óbitos decorrentes da doença no país e mais de 73 mil novos casos devem ser diagnosticados este ano1. O presidente da Novartis Brasil, Renato Carvalho, comemora a ação. “O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. Levar a possibilidade de diagnóstico e mais informações sobre a doença para essas mulheres de Paraisópolis, justamente no Outubro Rosa, é algo muito importante para nós. Estamos muito felizes com mais essa parceria com o G10 Favelas”.

O programa conta ainda com uma agenda repleta de atividades para o engajamento da comunidade, como palestras e dinâmicas educacionais sobre prevenção e doença, almoço e trabalhos voluntários sociais realizados por funcionários da companhia ao longo do período da ação, com foco nas mulheres presentes e familiares.

Ainda de acordo com o presidente da Novartis Brasil, o projeto deve unir todas as pontas do processo de detecção do câncer de mama. “Não adianta realizarmos um mutirão de testagem que apenas traria uma suspeita inicial para essas mulheres. A parceria com o G10, as UBSs locais, um laboratório de testagem e o Hospital da Mulher une todas as etapas de atendimento e, junto com as ações educativas, traz robustez a esse projeto. É o ecossistema de saúde atuando em prol das pacientes com câncer de mama”, finaliza.

As ações com foco no outubro rosa fazem parte da segunda etapa do Programa +Vida, uma parceria entre o G10 Favelas, a Novartis e o Grupo Sou + Favela que envolverá várias ações ao longo do ano abordando temas como anemia falciforme, câncer de mama, doença de Chagas, doenças cardíacas e ações de meio ambiente que impactam a saúde das famílias.


Serviço

Carreta de Saúde Novartis – Câncer de mama

Data: Até 31 de outubro de 2023

Horário: de segunda a sexta, das 08h às 17h30, e sábado, das 9h às 14h

Local: Pavilhão Comunitário de Paraisópolis – Rua Itamotinga, número 100

Digiqole Ad
+ posts

Relacionados