Paraisópolis recebe iniciativa de microsseguros voltada a empreendedores locais
Projeto “MAPFRE na Favela” oferece seguros acessíveis para vida, bens e local de trabalho dos empreendedores
O Pavilhão do G10 Favelas, localizado na Rua Itamotinga, 100, recebeu hoje (28) o evento de lançamento do projeto “MAPFRE na Favela” que oferece soluções de microsseguros acessíveis e adequados às necessidades dos micro e pequenos empreendedores que residem em favelas. A iniciativa é da Mapfre, empresa especialista em prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e assistência com o apoio do G10 Favelas, bloco de líderes e empreendedores de impacto das favelas brasileiras.
Durante o evento foram apresentados três produtos do “MAPFRE na Favela” desenvolvidos a partir da análise do potencial e das necessidades das pessoas que empreendem nas periferias. O primeiro piloto do projeto foi realizado no distrito de Parelheiros, extremo sul da capital paulista, e agora Paraisópolis, comunidade com mais de 100 mil habitantes na zona sul de São Paulo, recebe a nova fase.
Os três microsseguros são:
MAPFRE Minha Vida: Oferece assistência funerária, descontos em consultas médicas, exames e medicamentos.
MAPFRE Meu Trampo: A fim de atender aos empreendedores informais, é um seguro empresarial que aceita CPF (Cadastro de Pessoa Física) e protege o estabelecimento comercial de riscos relacionados a incêndios, além de assistências emergenciais como chaveiro, eletricista e encanador.
MAPFRE Meu Bem Protegido: Seguro de garantia de bens usados, que protege os instrumentos essenciais de trabalho do empreendedor.
Os valores variam de R$ 27,90 a R$ 197,90 por ano, por meio de um pagamento único via cartão de crédito. Neste momento, os seguros serão comercializados por meio de um modelo de autocontratação digital. Foram instalados dois totens no Pavilhão do G10 Favelas onde é possível conhecer mais sobre os serviços e fazer a contratação. Após a efetuação do pedido, o contrato do seguro é enviado por e-mail com as informações adicionais e com o contato dos canais de atendimento.
“Muitos pequenos empreendedores pensam: ‘seguro não é para mim’. A MAPFRE quer mudar essa percepção e disponibilizar microsseguros acessíveis para aqueles que necessitam de proteção, com soluções que se ajustam ao orçamento desse público, proporcionando mais segurança para seus negócios”, diz o CEO da MAPFRE no Brasil, Felipe Nascimento.
Para o presidente do G10 das Favelas, Gilson Rodrigues, o projeto representa um marco na inclusão financeira e proteção social dos empreendedores das favelas e reforça o quanto ações como essa são necessárias para reduzir a desigualdade no acesso à serviços por pessoas que moram e empreendem nas periferias.
“Vivemos em uma situação em que somos marginalizados pela falta de serviços que não chegam até aqui, mas estamos em um momento de criar nossas próprias soluções. Podemos ser agentes de transformação e as mudanças que vão acontecer na favela vão vir graças aos moradores que vivem aqui e que estão mais conscientes e mais preparados do seu potencial. E o apoio de grandes parceiros é uma grande ajuda para avançar com essas experiências”, afirma Rodrigues.
Mais informações sobre o MAPFRE na Favela podem ser conferidas no site: https://www.mapfre.com.br/quem-somos/sustentabilidade/compromisso-social/acessibilidade-ao-seguro/mapfre-na-favela/
Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.