Ônibus da região metropolitana de São Paulo terão pagamento por aproximação
A previsão é que 4 mil ônibus ofereçam o novo método de pagamento até a segunda quinzena de julho.
Os passageiros que utilizam os ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), que atende cidades da região metropolitana de São Paulo, poderão pagar a passagem por aproximação, utilizando cartões de crédito ou débito, ou outros dispositivos com essa função, como celulares e relógios, que podem ser usados diretamente no validador da catraca do ônibus.
O projeto-piloto já está em funcionamento em 1.022 ônibus da EMTU. A expectativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, é que o pagamento por aproximação esteja disponível em 4 mil ônibus até a segunda quinzena de julho. As linhas de ônibus atendem os municípios da Grande São Paulo, como as cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Taboão da Serra.
“O recurso de pagamento por aproximação no transporte público de São Paulo é uma inovação na mobilidade que se adequa aos dias atuais e possibilita maior praticidade e agilidade à viagem dos passageiros, melhorando o fluxo na hora do embarque”, afirma Marco Antonio Assalve, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.
Em 2021, a EMTU transportou 321 milhões de passageiros pela região metropolitana de São Paulo. Conforme dados divulgados pelo relatório 2022 da empresa. Além dos ônibus, o projeto-piloto de pagamento por aproximação já é testado em estações Metrô e linhas de trem da CPTM e Via Mobilidade.
O método de pagamento já está disponível em algumas estações:
- João Dias – Linha 9 Esmeralda
- Tatuapé – Linha 12 Safira
- Jabaquara – Linha 1 Azul
- Ipiranga – Linha 10 Turquesa
- Consolação – Linha 2 Verde
- Brás – Linha 11 Coral
- Belém – Linha 3 Vermelha
- Estação Aeroporto – Linha 13 Jade
- Trianon – Linha 2 Verde
- Campo Belo – Linha 5 Lilás
- Osasco – Linha 8 Diamante
- Granja Julieta – Linha 9 Esmeralda
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.