Morre Éder Jofre, lenda do boxe brasileiro, aos 86 anos
O ex-pugilista estava internado em uma clínica no Embu das Artes, em São Paulo.
Éder Jofre morreu na madrugada deste domingo (2). De acordo com familiares, desde março o ex-pugilista estava internada em uma clínica localizada em Embu das Artes, município de São Paulo, por conta de uma pneumonia. Ele morreu devido a complicações da doença. O ex-pugilista deixa dois filhos, Marcel e Andrea.
Jofre, que se aposentou dos ringues em 1976, também sofria de encefalopatia traumática crônica, degeneração progressiva de células cerebrais causada por lesões na cabeça. Em 1982, o ex-pugilista iniciou sua carreira na política, onde atuou como vereador em São Paulo até 2000 sendo autor de 25 leis.
“Galo de Ouro” do Brasil
Conhecido como “Galo de Ouro”, apelido dado pelo escritor e dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, Jofre foi campeão mundial de boxe na categoria peso-galo de 1960 a 1965. Ele também conquistou, em 1973, o título mundial da categoria peso-pena, uma acima da que se destacou ao longo de sua carreira.
Já aposentado, em 1992, integrou o “Hall da Fama” do boxe, localizado em Canastota, nos Estados Unidos, considerado o mais importante da categoria esportiva. Em 2021, entrou para o Hall da Fama da Costa Oeste (WCBHOF), em Los Angeles. Jofre é o único brasileiro homenageado em ambos os espaços.
Jornalista com especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais. É editora do jornal Espaço do Povo, colaboradora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e host do podcast Manda Notícias.