Mais de mil motoristas são parados por dia em blitz em São Paulo

Foto: Ernesto Rodrigues / Folhapress
Somente no primeiro semestre de 2024, mais de 200 mil veículos foram abordados pela fiscalização, o dobro de 2023
Conforme dados divulgados pelo DETRAN – SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de motoristas parados em Operações de Direção Segura Integrada, popularmente conhecidas como blitz de Lei Seca, foi de 201.298 veículos, tanto em estradas como em vias públicas do municipais, no mesmo período no ano passado, 100.959 veículos foram abordados, aumento de 99,4%.
O DETRAN afirma que este avanço se deve ao avanço tecnológico adotado nestas abordagens, os modelos de bafômetros antigos, faziam os teste em cerca de 30 a 40 segundos, os novos modelos realizam o teste em cinco segundos. Outra medida adotada pelo departamento de trânsito foi mudar o sistema de autuação, o tradicional talão de multas em papel foi substituído pelo sistema eletrônico, em junho de 2024, esse sistema tornou-se 100% digital no Estado de São Paulo.
A quantidade de blitz de lei seca também cresceu em relação ao primeiro semestre do ano passado, em 2023 foram 211 operações, já este ano foram 278, crescimento de 32%.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.