Instituto lança curso de gastronomia para moradores de favela na zona sul de São Paulo

 Instituto lança curso de gastronomia para moradores de favela na zona sul de São Paulo

(Foto: Victor Florence)

O projeto “Cozinha Escola Saberes que Transformam” pretende formar 200 pessoas em cursos de gastronomia  até 2025

Nesta quinta-feira (12) será lançado o projeto “Cozinha Escola Saberes que Transformam”, iniciativa organizada pelo Instituto Jatobás, que disponibilizará curso de culinária para moradores de favelas na região do bairro do Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo. Os alunos terão aulas de confeitaria, produção de tortas e salgados, além de aprender sobre o consumo consciente de produtos e práticas de sustentabilidade gastronômica. O curso será voltado para pessoas maiores de 18 anos e prevê formar 200 alunos até 2025. 

O Instituto Jatobás, organização da sociedade civil com 19 anos de história e que atua com a missão de desenvolver espaços culturais, trilhas formativas e inclusão produtiva, apresenta o projeto Cozinha Escola Sabores Que Transformam, que foi desenvolvido em parceria com a Fundação Salvador Arena, instituição sem fins lucrativos que atua com a missão de promover a transformação social desde 1964. O equipamento, localizado no Galpão Jatobás, na região do Campo Belo, zona sul de São Paulo (SP), será inaugurado no dia 12 de setembro às 10h30, e tem como objetivo desenvolver trilhas técnicas e atividades gratuitas na área de gastronomia. 

Para apresentar o novo espaço, o Instituto Jatobás preparou uma programação especial e convidou as alunas formadas pelo programa Mulheres Que Transformam 2023, para a preparação dos comes e bebes, colocando em prática as técnicas adquiridas no curso, que certificou de forma gratuita 45 mulheres em gastronomia, beleza ou cuidadoria de idosos, em parceria com o Santander e Senac. Os convidados presentes também terão a oportunidade de conhecer mais detalhes do projeto e da estrutura, além das próximas atividades gratuitas que acontecerão no Galpão Jatobás, incluindo cursos, trilhas formativas e programação cultural.

“A Cozinha Escola” foi desenvolvida inspirado pelo êxito do programa Mulheres que Transformam, que proporcionou novas oportunidades de emprego e geração de renda para mulheres. O espaço faz parte dos nossos esforços em ampliar o impacto do Instituto na sociedade por meio do incentivo ao empreendedorismo e a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, reforçando nossa missão de diminuir a exclusão social e fortalecer o desenvolvimento comunitário, provendo geração de renda e a autonomia das famílias”, destaca Thais Almeida, líder do desenvolvimento territorial do Instituto Jatobás.

O setor gastronômico tem se destacado entre os programas e cursos organizados pelo Instituto. Além das alunas formadas pelo programa Mulheres Que Transformam, outras 64 moradoras do território foram certificadas, em 2023, em cursos técnicos de fabricação de sobremesas, cupcakes, bolos caseiros, salgados e bolo de pote, proporcionando novas oportunidades de renda. No primeiro semestre deste ano, 20 pessoas participaram do curso de fabricação de sobremesas em parceria com o Sebrae e Senai.

“Estamos orgulhosos e animados por iniciar esta nova parceria entre o Instituto Jatobás e a Fundação Salvador Arena. A Cozinha Escola expressa nossa missão em comum em oferecer condições e oportunidades para desenvolvimento das pessoas e comunidades por meio do aprendizado, ensino técnico e crescimento pessoal”, afirma Sérgio Loyola, Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da Fundação Salvador Arena.

A Cozinha Escola, patrocinada pela Fundação Salvador Arena, por meio do PAPS (Programa de Apoio A Projetos Sociais), será lançada com a missão de oferecer 200 certificações até fevereiro de 2025, formando turmas de até 20 pessoas, homens ou mulheres, maiores de 18 anos. Os cursos abordarão temas como boas práticas de sustentabilidade gastronômica, com foco no uso completo dos alimentos, consumo consciente de produtos, coleta seletiva e reaproveitamento de ingredientes, panificação, incluindo massas para diferentes pães, recheios, sanduíches quentes e frios, bolos e confeitaria, em que irão aprender sobre técnicas para preparar massas de confeitaria, cremes, recheios e coberturas, além de montar e decorar doces. Também serão oferecidos cursos na área de salgados e tortas, com aprendizados sobre diferentes tipos de massas, recheios e variedade de salgados fritos e assados. Em todos os cursos, os alunos terão apostila impressa com diferentes receitas e dicas, além do tradicional uniforme dólmã para chef de cozinha. 

O projeto também atende a oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que compõe a agenda da ONU para serem alcançados até 2030, sendo eles: a Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Educação de Qualidade, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades, Consumo e Produção Responsáveis, Parcerias e Meios de Implementação e Igualdade de Gênero. A Cozinha Escola tem a proposta de ser um centro de troca de conhecimentos, experiências, além de um ponto de encontro para a educação, a cultura e a capacitação profissional, refletindo o compromisso do Instituto Jatobás e da Fundação Salvador Arena com o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades periféricas de São Paulo.

Com foco na empregabilidade, na redução da desigualdade social e acesso à cultura para as mais de 8 mil famílias moradoras das favelas do Campo Belo, os projetos desenvolvidos no Galpão Jatobás são resultados de um processo de escuta ativa dos moradores. O espaço é o primeiro equipamento cultural no território, se estabelecendo como um ponto de encontro da região, onde as pessoas podem aprender, compartilhar experiências e criar redes. Nele, é promovido o acesso à cultura e ao lazer, com uma programação gratuita que valoriza os profissionais e talentos da região, além de fortalecer a identidade local e contribuir para a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mercado de trabalho, por meio de uma variedade de cursos gratuitos profissionalizantes e de formações técnicas em áreas como beleza, cuidadoria, fotografia, administração, incluindo cursos de preparação para a conquista do primeiro emprego, fornecendo as ferramentas necessárias para que as pessoas possam transformar sua realidade. 

Funcionamento: 

De terça a sexta-feira, das 9h às 20h. Aos sábados, das 10h às 17h, domingos e feriados, o espaço abre de acordo com a programação no Galpão ou Biblioteca. 

Local: Rua Estevão Baião, n°149, Campo Belo, zona sul de São Paulo – SP. 

Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento @galpao.jatobas.

Digiqole Ad
+ posts

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Relacionados