Inmet prevê temperaturas acima da média para fevereiro em quase todo o país
Por outro lado, no centro-sul do Rio Grande do Sul e no sul de Minas Gerais, são previstas temperaturas próximas à média
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de fevereiro, há uma tendência de chuvas abaixo da média em parte da Região Norte e em áreas da Região Sul, assim como nos estados de Mato Grosso e Goiás. Entretanto, em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país, além de áreas específicas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, a previsão aponta um volume total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média.
Para fevereiro de 2024, a previsão de chuvas acima da média contribuirá para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra, principalmente no Brasil Central. Na Região Sul, onde são esperados volumes de chuva superiores à média, isso favorecerá os níveis elevados de água no solo, beneficiando o crescimento das culturas de primeira safra, assim como a semeadura e colheita de parte das lavouras.
Contudo, em áreas onde a previsão indica chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média, pode haver impacto no desenvolvimento das culturas em estágios fenológicos que demandam maior necessidade hídrica.
Quanto às temperaturas, espera-se que fiquem acima da média em praticamente todo o país, com valores superiores a 25ºC. Em determinadas regiões, como Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a temperatura média poderá atingir os 30ºC.
Por outro lado, no centro-sul do Rio Grande do Sul e no sul de Minas Gerais, são previstas temperaturas próximas à média. Já no sul do Espírito Santo, leste de Santa Catarina e Rio de Janeiro, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média.
Fonte: Inmet
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.