Hoje é celebrado Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
A Palestina busca reconhecimento internacional do seu território e independência enquanto país
Nesta quarta-feira, (29), é celebrado o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, a data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977, busca dar visibilidade a manutenção dos direitos do povo palestino. Além de relembrar pessoas ao redor do mundo sobre a importância da liberdade e independência para a Palestina.
A ONU aprovou a criação do Estado de Israel em 1948, 30 anos depois da divisão do território palestino. Desde então, a Palestina busca sua autodeterminação como país independente. O povo palestino luta por administração econômica, sociocultural, organização dos próprios povos, liberdade e reconhecimento enquanto país.
O conflito entre Palestina e Israel trouxe novamente a questão do reconhecimento do território palestino, essa disputa já fez 15.000 vítimas palestinas, de acordo com dados divulgados pela TV Jazeera, sendo 6.150 crianças e 4.000 mulheres. Atualmente há uma negociação de extensão do cessar-fogo entre Hamas e Israel, autoridades internacionais pedem que a trégua seja prolongada por mais tempo para que a ajuda humanitária possa atender mais pessoas.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.