Governo de SP restringe acesso a apps e streamings em escolas estaduais
A partir desta segunda-feira (05), o governo de São Paulo anunciou a restrição do acesso a diversos aplicativos e plataformas de streaming nas escolas estaduais, tanto para alunos quanto para funcionários. O propósito dessa medida, de acordo com a Secretaria da Educação, é otimizar a utilização da infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes.
A utilização de smartphones em instituições educacionais têm sido discutida e pesquisada por especialistas em pedagogia em vários lugares do mundo. Profissionais da educação defendem que esses dispositivos são cruciais para a disseminação de conhecimento e que, se usados adequadamente e com medida, podem servir como instrumentos no decorrer do processo de ensino.
Por outros lado acadêmicos, questionam que a utilização de celulares no ambiente escolar restrinja ou prejudique a interação social entre os estudantes, além de interferir na concentração em relação ao conteúdo apresentado pelos professores em sala de aula.
Os aplicativos que constam na lista de suspensão são:
- TikTok (app de vídeos)
- Kwai (app de vídeos)
- Facebook (rede social)
- Instagram (rede social)
- GloboPlay (streaming)
- Roblox (jogo)
- Netflix (streaming)
- Prime Video (streaming)
- X/Twitter (rede social)
- Twitch (streaming)
- HBO Max (streaming)
- Disney+ (streaming)
- Steam (download de jogos e apps)
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.